Em 2017, o violinista, violonista, compositor e multi-instrumentista Tamil Rogeon lançou o álbum “24 Hours in Lapa”com várias parcerias, destacando ritmos sul-americanos típicos do Brasil. Para nós da terra canarinha, foi enorme o prazer de receber tal homenagem, ainda mais de alguém tão versátil, virtuoso e elegantemente musical. Hoje, o artista de Melbourne (AUS), está a lançar o seu mais novo disco chamado “Wave Theory”. Trata-se de um trabalho de seis faixas que, somadas, resultam em quase quarenta e cinco minutos de belas instrumentações ‘jazzie’, explorando todo o poder do fusion e outras variações. Tente não se empolgar com isso.
Elogiado mundialmente pelo lançamento da obra “Son Of Nyx”, que chegou às plataformas digitais em 2021, o nome do músico passou a ser figurinha tarimbada em rádios especializadas do estilo. Normalmente, em “Wave Theory”, as músicas são de grande duração, algumas como “Ascend It” possuem mais de oito minutos de um espetáculo harmonioso, cheio de climas solos e elegância. Tal sofisticação é encontrada em outras execuções, como os relances de “Doom Date” com arranjos sensoriais guiados por uma flauta. Embora a música tenha uma introdução experimental, há momentos nela que a cozinha muda todo o contexto para algo mais cativante.
Na sequência, vem a minha preferida “Gift Of The Gab”. Curiosamente, ela é a menor música do álbum, entretanto, possui o melhor groove e uma execução de baixo sensacional. Ainda na cozinha, o atabaque auxiliando a condução da bateria faz um suporte perfeito no jogo de cadência. Como não se hipnotizar pela melodia extraída desta faixa? Excelente fluidez, construção e terminação! Mais adiante, surge com certa introspecção a virtuosa “Beneath Her”. Com equilíbrio nas frases de bateria, mostrando uma pegada mais construtiva, embora complexa, a música representa o melhor que pode existir no fusion. Destaque ao protagonismo rechonchudo do teclado.
Quem retorna em “Mountain Bug” é a pegada de percussão que, como sempre, dá mais impulso à cozinha. O álbum que, ao ser lançado pelos parceiros Impressive Collective / BBE Music, traduz uma importância enorme para o cenário do jazz fusion, é totalmente compatível a uma bela dose de bourbon americano. Para finalizar, a última peça chamada “Axe To Grind” insere um pouco de estilo épico, como se a obra fechasse com chave de ouro. Entretanto, seu deslanchar entrega muito mais do que isso em uma intensa série de complexidade. Tamil Rogeon, que além de mentor disso tudo ainda assina a produção, já pode entrar para o hall dos artistas inesquecíveis!
Ouça “Wave Theory” pelo Spotify.
Siga Tamil Rogeon pelo Instagram: