Offseeds, projeto experimental de música ambiente baseado em Berlim, fundado pelo músico Bilgehan Ozis, oferece aos ouvintes uma experiência sonora fantástica. “Tales Of Extinction” é um álbum que homenageia espécies extintas do nosso planeta e busca conectar a humanidade e o espírito destes seres através da música.
“Mammut”, a primeira faixa, desenha a atmosfera perfeita: podemos sentir o andar lento e pesado deste gigante que já passou por aqui. A percussão, a voz que soa como se fosse os pensamentos deste animal, o sintetizador, tudo é uma única construção, uma simbiose entre criatura e o próprio tempo, sem contar as texturas, a tecla insistente, ecos e mais ecos que nos levam realmente para uma dimensão extraordinária.
Outra faixa incrível e simplesmente imperdível, que chega em seguida, é “Dodo”. Aqui a cena é um convite a apreciarmos um pássaro ao vivo e a cores. Essa é a sensação. Ele está no espaço, acompanhado por outros, em uma linda paisagem verde e espessa, próxima à água, com seus trejeitos e olhares, nos convidando a observá-lo de perto. Percussão, vocais, sintetizadores, uma união maravilhosa construindo algo que vale a pena repetir algumas vezes.
Mas cuidado com o “Megalodon”, ele está à espreita, à espera do momento oportuno para mostrar sua sombra gigantesca nestas águas turbulentas. Nosso coração bate tão rápido que nem mesmo as cordas conseguem acompanhar! Linda faixa; uma arquitetura inteligente, que nos conta com os instrumentos uma ideia e a concebe com exatidão. Assim como acontece em “Sophora Toromiro”, uma árvore florida que ganha vida através da sonoridade atribuída a ela.
“Thyreophora Cynophila” encerra a coleção. É a faixa mais longa e nos conta a história de uma mosquinha carnívora de cabeça laranja que estava extinta há alguns anos, mas parece que não está voltando à vida somente nesta incrível faixa de texturas espetaculares, de um enxame assustador e a própria visão do inseto; parece que ela está mais viva do que imaginávamos!
Ouça agora mesmo a obra de arte de Offseeds, “Tales Of Extinction”. Boa audição.
Quer acompanhar o trabalho de Offseeds? Basta acessar os links.