O mestre do conceito techno house, Sergio Vazquez, ou simplesmente “Srge_” está de volta com um de seus trabalhos já lançados em 2024. Apesar de não haver novidades em “Really, I’m Not Sure”, por se tratar de uma coletânea de músicas Lado B de projetos anteriores, o álbum é um canalizador de uma grande experiência para quem não conhecia o trabalho desse ilustre compositor, músico e produtor. Essa compilação é o quarto ‘full-length’ de sua carreira, disponibilizado pelo selo V4N KND nas plataformas de streaming, no segundo dia do ano. O clima industrial com ‘beats’ grooveados são as melhores sensações.
O sucessor de “Crawl” (2023), apresenta sofisticação e atmosfera vintage em cada uma de suas vinte e três faixas. Algumas como “London & The Dead”, possuem condução mais leve, mas com uma bela potência nas batidas. No entanto, a performance de sintetizador dispensa os efeitos mais carregados para investir em algo mais bailado. Mas para quem acompanha o trabalho desse artista, sabe que a rapidez nas bases ou na melodia não é uma regra, pois o seu estilo cai mais para climas sombrios. Temas como “Loft”, por exemplo, externa essa estética. São batidas pesadas, com camadas leves de arranjos sintetizados. Sobre velocidade, “I Think Mary Had A Lamb?” certamente encantará rockeiros de uma vertente mais exploratória, que gostam de sentir novos ares.
Existe também aquela base que deixa escapar um pouco de surpresa, como “There’s A German Boy Down There”, que é uma das mais extravagantes por seus efeitos mais estridentes. Aliás, estridência está também no pedal de guitarra em “Norwegian Song”, com um timbre caótico sobreposta a uma batida bem compassada. Esse tipo de contraste é encontrado em várias músicas de Srge_, que tem se beneficiado muito bem de estilos mais abstratos. Mas para não deixar o som complexo demais, o músico espera momentos ideais para encaixar elementos que gerem melodia, mesmo em execuções como “Exhalation”, com sua dupla batida desordenada.
O baixo é um instrumento que existe, dentre outras coisas, para assegurar a harmonia da música. Sabendo disso, Srge_ o introduziu divinamente em “Grains”, tirando de seus graves apenas algumas poucas notas. E deu certo. Contudo, em “An Intermission From A Probe”, existe uma presença maior de harmonia. Mas enfim, tudo que esse artista fizer merece reflexão e compreensão, pois cada tema é uma representação e, em cada representação, é inserido um sentimento que se espera alcançar em você.
Ouça “Really, I’m Not Sure” pelo Spotify:
Siga Srge_ pelo Instagram: