É interessante quando o artista, em seu trabalho de apresentação, expõe a forma como trabalhou nas composições de seu álbum. Yonatan Gutfeld, por exemplo, explana que no outono de 2022, começou a gravar improvisações diárias de piano na tentativa de diferenciar o clima do passar dos dias. A consequência foi que essa rotina o ajudou a abandonar a preciosidade, levando a algumas observações silenciosas. Certas peças pareciam ter surgido de uma forma mais estruturada e chegaram a este álbum.
O resultado é visível (ou seria audível?) no trabalho, intitulado “About Two Months”. Afinal, percebe-se uma amálgama de abordagens diferentes no instrumento, não o deixando somente em um gênero ou estilo. Sem contar os climas que também são variados, já que estamos diante de música instrumental e isso é muito importante para que o ouvinte não caia no marasmo. Yonatan também explora um aspecto mais moderno no disco, o que contribui muito para que o conjunto final da obra seja ainda mais expressivo.
Yonatan Gutfeld é um músico israelense que mora no Brooklyn, Nova Iorque. Já lançou cinco álbuns que abrangem poesia hebraica, questões sociais, canções infantis para alunos de hebraico e música ambiente. Além disso compôs trilhas sonoras para filmes e teatro. Nada além do normal para um músico com seu senso criativo, de onde surgem as composições mais versáteis que você pode encontrar no piano.
No novo álbum, ele prima por não focar somente no instrumento de teclas, aproveitando-se de percussões discretas, mas que são essenciais para a condução de algumas das faixas. E também, além disso, há uma colaboração considerável em diferenciar o trabalho.
Trabalho que traz dez faixas em pouco mais de meia hora, o que mostra o senso de objetividade do artista e colabora muito para o ouvinte compreender as composições do disco. Interessante notar que os nomes das músicas são grafados na data (dia e mês) em que provavelmente foram compostas, com exceção de duas delas.
Os destaques eminentes ficam por conta da faixa de abertura, “Tuesday, October 11th”, que é uma música que consegue resumir bem a proposta do disco. Seu ritmo marchante, com uma percussão de meia lua e tom dramática, já nos situa no álbum.
Mais moderna, “Late October” soa mais ambiente e com leves toques de lounge, guardadas as devidas proporções. Enquanto isso, “Sunday, November 6th” é que ganha o clima menos introspectivo. Apesar das mencionadas, “About Two Months” é um disco que pode surpreender a cada audição.