Pieternel abusa da melodia no EP “Acoustic Tales”

“Underneath This Skin”, lançado em 2023, é o segundo álbum de inéditas lançado pela cantora Pieternel. Publicado nas plataformas de streaming pelo selo Halcyon Records, a obra possui doze canções que, em curto prazo, conquistou muitas pessoas. A partir de então, a artista iniciou um projeto de regravar as melhores canções desse disco em versões acústicas. Dessa maneira, surgiu o EP “Acoustic Tales” que traz seis músicas de “Underneath This Skin” cantadas com o espírito mais do que a própria voz. Para ajudar na concepção do material, Pieternel trabalhou com o guitarrista e produtor Bram Doreleijers, da banda holandesa Heavn.

A dupla não usou mais do que o violão e a voz de Pieternel para despir cada música, com exceção de uns poucos arranjos clássicos como em “Standing On The Edge”. A forma doce como a cantora cita os versos da canção, funciona como uma massagem nos ouvidos de tanta pureza. Quando havia apenas a versão original dessa música, não imaginaríamos nem que houvesse possibilidade de essa melodia se tornasse mais bela. De fato, é um confronto difícil, porém a versão acústica vai além dos limites de melodia. Aqui, “Standing On The Edge” é o que podemos chamar de pureza lapidada.

“Underneath This Skin”, que é um R&B embalado por um clima dançante e energia vocal poderosa, nesta nova versão com frases dedilhadas ela toma forma de balada. Sua sonoridade se traduz em uma leveza aconchegante, adicionada de um coral condicionado à própria voz de Pieternel. Difícil não parar para escutar essa melodia. E quando “Ugly Beast” chega em sua audição, aí que o espanto toma de conta de nossas cavidades auditivas. Porque, a música que já é semiacústica, se apresenta com tamanho grau de harmonia, que é possível até entrar em transe pelo seu poder hipnótico. Simplesmente incrível, ou mesmo inacreditável.

A música que encerra o álbum completo, “The Harbor”, é cantada à capela com várias texturas vocais, de modo que a sua produção arremesse de vez Pieternel ao panteão das deusas da voz. A sua versão acústica, obviamente com menos intensidade vocal, ganhou dedilhados suaves que combinam bem com um bom vinho, em uma noite de domingo à beira da praia.  Já “Promise of a Postcard”, que é uma maravilhosa canção registrada com sabor de hino, neste EP seu clima alegre foi intocado. No entanto, os acordes virtuosos de violão inseriram na música uma personalidade mais folk. Enfim, uma obra feita por gênios.

Ouça “Acoustic Tales” pelo Spotify:

Siga a cantora em suas redes sociais:

https://instagram.com/pieternelmusic

https://facebook.com/pieternelmusic

Digite o que você está procurando!