Que a música norte-americana se tornou global não é segredo pra ninguém. E mais, além de atingir esse nível de abrangência, angariou fãs e pesquisadores do estilo por todo o globo terrestre. E quando falamos de música do Estados Unidos, não estamos falando de artistas de lá, mas sim de estilos típicos daquele lugar.
Dentre estes estilos, os principais são country e a própria música americana, derivada direta do primeiro. Há também o blues, folk (cada um tem o seu), dentre outros, mas talvez nenhum seja tão americano como o country e suas ramificações, que incluem vários outros subgêneros.
O artista australiano Derek Lee Goodreid é um destes amantes da música norte-americana, além de pesquisador e propagador dela, vide sua sonoridade. Ele consolida isso neste grande álbum intitulado “Struck By Lightning Again”, aonde, além do country, apresenta o rockabilly como um dos principais motes do disco. Porém, não fica nisso, apesar de parecer bem característico, o trabalho traz muito mais elementos.
Ao menos é o que podemos notar nestas dez músicas distribuídas em menos de meia hora. Um som onde ele não esconde suas principais referências, os já mencionados country e rockabilly, mas também notamos elementos do blues (principalmente), folk e rock.
E por falar nisso, a faixa de abertura, intitulada “Sinner”, é um bom exemplo do que se passa em “Struck By Lightning Again”. Sua veia e levada seguem o rockabilly, mas mostrando que o country e o blues a complementam de forma sucinta. O refrão já nos convida a entrar nessa prazerosa audição.
E o ‘gato preto’, eterno personagem de letras de rockabilly, aqui também se faz presente. Afinal, na ‘bluezística’ “Black Cat Blues” ele é o protagonista, enquanto Derek mostra um trabalho genial de guitarra, além de mostrar que a cozinha que o acompanha é mais que precisa. Bem interessante a variação de andamento, que não é muito comum neste tipo de música.
“All Or Nothing”, último single lançado antes do álbum, mostra porque foi escolhida como música de trabalho. Visceral, ela é uma faixa que caminha bem entre o country e o rockabilly, praticamente sem pender para nenhum dos lados e ainda trazendo um refrão cativante. Destaque para a variação vocal, que mostra que não se trata apenas de letra e música.
“Buggin’ Out” chega com aquele disfarce um pouco mais moderno, com leves efeitos em sua produção. Mas os instrumentos elétricos e acústicos estão ali, se entrelaçando, trazendo um country / blues onde o baixo se destaca, além da leve interpretação dramática de Derek.
Chegando à primeira metade do trabalho, “Underdog” traz a única participação especial de “Struck By Lightning Again”. Aqui, as raízes do country pedem passagem, inclusive com um arranjo precioso de banjo e uma levada que segue as trovas do velho oeste. Muito bom como desenvolveram as linhas vocais em forma de coro, sem ter aquelas afinações premeditadas.
“Wants & Need” inicia a segunda metade do álbum trazendo um rockabilly mais moderno. Com riffs precisos de guitarras, a canção mostra um lado mais sombrio do gênero, sem perder sua levada dançante e o leve sarcasmo que o tanto caracteriza.
Enquanto na faixa título Derek retorna para as raízes do country, mas inserindo uma batida rockabilly, onde o violão é a base que sustenta a canção. Aliás, é bem interessante notar como a faixa parte para um lado mais cru e rústico, sem perder as características e com uma roupagem atual.
A primeira e única balada de “Struck By Lightning Again” se chama “Ain’t It A Shame”. E não estamos diante de uma faixa piegas ou de romantismo barato, mas sim de uma composição branda, com leve ar sombrio e uma interpretação magistral, desde seu instrumental que parece simples, mas é incrementado, até as linhas vocais introspectivas. Sem dúvidas, uma balada country que deixaria os sulistas dos EUA admirados.
Como o nome já entrega, “Gone, Baby I’m Gone” começa o momento despedida do disco. Nela, o rockabilly volta revestido com um blues imponente. Falando em imponência, é isso que a composição emana o tempo todo, apresentando, mais uma vez, guitarras certeiras.
Logo, “Lost & Alone Again”, que pode ser confundida com uma balada, chega para fechar “Struck By Lightning Again”. Totalmente sombria, a música vem com um violão que a marca praticamente por todos os seus três minutos e meio, mostra vocais intimistas e poderia facilmente ser tocada em um momento póstumo. Mesmo assim, Derek não cai em contradição e passa longe de um drama barato.
Em meio a histórias, como bom contador que é, Derek Lee Goodreid sabe inserir letras que podem ser interpretadas de acordo com a sensibilidade de cada um, pois ele gosta de falar da vida e seus altos e baixos. Mas, talvez em um momento mais descontraído, como em uma dança, por exemplo, o ouvinte deixe isso passar despercebido.
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