Resumidamente, segundo a Wikipedia, “O Livro Branco de 1939”, também denominado “Livro Branco de MacDonald” em alusão ao ministro britânico das Colônias que o patrocinou, é um texto publicado pelo Governo britânico de Neville Chamberlain em 17 de maio de 1939 e que determinava o futuro imediato do Mandato Britânico da Palestina até que se tornasse efetiva a sua independência. O texto recusava a ideia de dividir o Mandato em dois estados, favorecendo uma só Palestina independente governada em comum por árabes e judeus, com os primeiros a manter a maioria demográfica.
Essa explicação vem porque a nova faixa de Clay Joule, “REALM”, é inspirada no “White Paper Movement” (nome em inglês do Mandato). Foi escrita primeiramente de forma poética e, segundo o artista, a canção é apolítica, ganhando um contexto de hino, que é exatamente como a música soa.
Esse teor que a faixa tem, mesclando um clima marchante e rústico, traz uma gaita de fole conduzindo a base melódica e leves toques eletrônicos na seção rítmica. Isso torna “REALM” uma canção que bebe altas doses de world music e leves de folk. Ela vem com um clipe, que mostra um jogo de imagens e efeitos bem interessantes! Encantadora!
https://www.youtube.com/channel/UCJymz2oQp07MDpZQOdwLmig https://open.spotify.com/artist/3AVjE09t12xYm52CdkFQ5E