Filip Dahl, compositor e multi-instrumentista norueguês, apresenta o single “Can You See the World”, uma faixa de rock progressivo preocupada em como será o futuro. E não há, recentemente, quem não tenha feito a si mesmo essa pergunta: como será o amanhã para nossos filhos e netos? Em um cenário cada vez mais caótico no mundo em que vivemos, de governantes que olham apenas para o seu próprio universo e esquecem de que o seu dever é pacificar e cuidar do povo, há sim, quem se inquiete sobre isso.
Abrindo a canção somos contemplados com riffs que transparecem esse sentimento, de lamento sobre a questão, e teclas serenas, até que os vocais apareçam na composição. É uma abertura um pouco mais longa, somente com os instrumentos. E quando Dahl insere o lirismo, ele exibe como um diálogo sincero com o ouvinte toda sua indignação: por que as crianças deveriam confiar naquilo que dizemos a elas, se tudo que veem não parece certo? Como elas confiarão em nós?
Em seguida, partimos para a parte acentuada, de batidas intensas combinadas a poderosas guitarras e teclas incisivas. Um final diferente de como iniciamos a canção, mais pesado e atmosférico. E acredito que a intenção seja essa: de mostrar primeiramente a aflição que guardamos sobre o amanhã, uma incerteza, porque como um todo neste mundo, as coisas não acontecem dependendo somente de mim ou de você, não é? E, portanto, o artista acaba reforçando a parte final da música, justamente para declarar sua angústia e revolta com aqueles que deveriam e tem responsabilidade em manter o mundo um lugar seguro, para que um futuro melhor não seja apenas uma promessa.
Ouça agora a marcante “Can You See the World”, de Filip Dahl. Boa audição.
Quer acompanhar o trabalho de Filip Dahl? Basta acessar os links.