A.W.M.: arrebata com a estupenda obra-prima punk “Paper Thin Authority”; saiba mais

O movimento punk desde o seu surgimento pelos idos de 1977, sempre se mostrou uma verdadeira revolução! Seja na tradição da simplicidade e crueza da sonoridade (sustentando o brado “Faça Você Mesmo”!) ou nas mensagens sempre invocando protestos contra o sistema vigente. As gerações sempre se renovam mediante este prisma, independente do sub-gênero no qual o material disponibilizado para audição esteja proposto. As apresentações costumam ser catárticas, e aonde o punk-rock mas reafirma sua identidade enquanto instrumento de rebeldia, minimalismo distorcido em forma de três acordes e uma voz ainda proeminente, que suplanta brados absolutamente essenciais para se combater o establishment enraizado de autoritarismo com a conivência de maioria esmagadora da classe política!

Sobre este “encontro geracional”, temos aqui um exemplo fenomenal deste acontecimento: Gorn, um verdadeiro guerreiro da cena (trinta e cinco anos de bons serviços prestados ao espectro independente punk), se junta com dois parceiros de dezesseis anos apenas. Seu filho, o baterista/vocalista mestiço da Zâmbia/Gales, Big Earn e a guitarrista El P, mostram exatamente o prisma explosivo resultante de experiência para “dar e vender” com muita energia e “sangue nos olhos” que a juventude costuma trazer em empreitadas significativas como essa! E o resultado é assombroso…

O bardo radicado em Cardiff (Reino Unido), A.W.M. (Argue With Mum, uma “paródia ficcional), ataca com sua empreitada em formato de álbum, o INCRÍVEL petardo “Paper Thin Authority”, um conjunto de dez canções absolutamente primordiais para o gênero, prometendo trazer mais um suspiro para o mesmo… Isso fica latente nos shows que detalhe: só podem ser efetuados em casas onde não há restrições de idade. Parece que as condições só favorecem a música e verve poética do grupo, levando seu caráter vibracional mergulhado nas raízes do punk rock para TODOS definitivamente! Nós do Music For All estamos tocados com esse trabalho e vamos esmiuçar faixa a faixa para vocês…

A introdução “Lights Out” (versão para um registro de Angry Samoans) é uma verdadeira “montanha-russa desgovernada”, um acento hardcore carregado de riff altamente sedutor, que funciona magistralmente perante a urgência promulgada. O diálogo perante os vocais, é outro poderoso instrumento de destaque neste cartão de visitas absolutamente imprescindível! Sabemos exatamente o que iremos encontrar pela frente tamanha a força promulgada…

“Care” é um capítulo a parte! Sabe aquelas canções que já nascem com o status indubitável de HINO, tamanho o poderio emanado? Pois é, exatamente o que temos aqui! Apesar de beber na fonte de grandes ícones do estilo como Ramones, Agent Orange, Raw Power, Dead Kennedys e Black Flag, exaure personalidade pelos poros, denotando a identidade artística poderosa da banda. Protagonismo “guitarrero” em duelo com um verdadeiro “bombardeio” da bateria, alicerçados em um refrão imponente, daquele grudento e perfeito para tirar nossos pés do chão e automaticamente levar nosso punhos a se erguer acima da cabeça!

O líbelo que questiona a autoridade do Estado, “System off Oppression”, acentua claramente a deliciosa “sujeira” de uma gravação que foi efetuada num home studio em uma pequena despensa carinhosamente chamada de Cat Piss Studios (sim, os “bichanos felinos” estavam por toda parte!). Mais um petardo que sintetiza o que encontramos no arquétipo punk: vibração sonora nas alturas juntamente com ensejos panfletários e amplamente necessários!

Temos uma prerrogativa mais acessível em “Prosperity”, remetendo ao pop-punk da lenda Green Day, mas com irrepreensíveis vocais embebecidos em agressividade e feeling, e um pedal duplo “metálico” dando as suas caras. Novamente temos o A.W.M. reforçando um inerente talento para as composições! “Orchestrated!?” tem um percalço garagero-alternativo absolutamente sedutor, é inevitável não adentrarmos nessa jornada sensorial sem precedentes, pois o magnetismo desenfreado aqui nos proporciona um mergulho imediato. E temos as vozes num jogo de “pergunta e resposta” de outrora simplesmente irresistível, a energia é aprofundada subliminarmente pelas nossas veias!

Aliás, o tom vocal alcança tons elevados e inebriantes em “Creatures with the Atom Brains”, com a quebrada de cadência emulando o contrabaixo proporcionando uma camada atmosférica sem precedentes. E as guitarras mostram novamente seu valor em ataques melódicos desprendidos em técnica e feeling. A encore da faixa tem ares lisérgicos e promove uma viagem transcendental, um dos momentos dessa experiência onde desaceleramos e adentramos num mundo imerso em mistérios e rumo ao desconhecido… MAGNÍFICO!

“Virtues are a Pose” trata de uma premissa bastante delicada, mas que infelizmente vemos bastante em formato de contradição por aí: gente que se diz punk mas destila racismo nas suas fileiras… É realmente SURREAL e precisa ser denunciado, ainda culminando em mais uma canção absolutamente irrefutável em seu resultado final. Como de praxe, riff brilhante e refrão com ares de arena FORMIDÁVEL! “What Did You Learn In School Today”, versão para um petardo de Pete Seeger, recebe um ataque anti-aéreo incisivo em seu retumbante trabalho de bateria, destaque absoluto em mais um petardo retumbante em seu processo meteórico!

“Frustração genuína ao retratar pelo sistema educacional galês”, reforçam os autores referente a mensagem instaurada, conceito primordial sendo erradicado perante mais um registro AVASSALADOR em sua essência. O fechamento com a imponente “Sleep Now”, sintetiza todo o prognóstico emanado desde os primeiros segundos desta obra-prima que é “Paper Thin Authority”, que fatalmente alçará seu nome para dimensões estratosféricas, chegando até os recantos mais inóspitos do planeta, porque é simplesmente SENSACIONAL! O punk-rock continua chutando a porta com os dois pés neste registro imprescindível, Disponibilizado abaixo:

https://open.spotify.com/artist/1BJG2KMFKb50i4V66whM4H?si=KanFKQ5pTbWaJdyOES-Kig
https://youtube.com/@a.w.m.6493?feature=share9
https://instagram.com/arguewithmum_band?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Digite o que você está procurando!