“Dindin”: Kimi Djabaté exibe uma coleção imprescindível para a atualidade

“Dindin”, recente álbum lançado de Kimi Djabaté, é uma obra que nos surpreende até o último fio de cabelo. Não bastasse o talento que transborda deste multi-instrumentista vindo da Guiné-Bissau e hoje radicado em Portugal, a coleção pesa junto aos ritmos, um lirismo tocante que cuida dos mais variados temas observando cada detalhe que preocupa o compositor em relação à complexidade da vida na África moderna; “tratando de temas difíceis como religião, direitos das mulheres, pobreza e educação com sensibilidade e nuances”, e no mesmo passo é pessoal. Há canções íntimas dedicadas à família e emoções universais como o amor e conexões humanas.

E só neste quesito o artista já nos ganha por completo, mas aí, insere junto ao poder da palavra, melodias incríveis em 11 faixas. “Afonhe”, primeira canção, fala sobre confiança; umas das bases para o amor permanecer, seja em qual relação for. Traz uma vibração carismática preenchida com uma percussão poderosa e guitarras muito charmosas; grooves funky para mostrar que o que vem a seguir tem substância. E some a isso o grande destaque: os vocais suaves na medida e intensos quando necessário de Djabaté.

Kimi Djabaté (Foto: Rita Carmo)

Dança, movimento e uma energia renovadora nos envolvem completamente. Seguimos surpreendidos pela sonoridade incrível de “Yensoro” – linda demais – com seus dedilhados e lirismo belíssimo. “Alidonke” não fica atrás e também nos exibe poesia alegre sobre o amor. “Ná” tem uma profundidade maravilhosa e muita sensibilidade; foi escrita em homenagem à mãe do artista.

“Dindin”, faixa que dá título ao álbum, fala sobre a preocupação com o futuro das crianças, em se tornarem seres humanos melhores, longe da fome e de qualquer perigo. Tema sério que Kimi Djabaté desenvolve entre linhas de guitarra, percussão e vocais sinceros.

Como fã incondicional de Os Tincoãs, Waldemar Bastos e Cesaria Évora, convido o ouvinte para mergulhar na coleção de Kimi Djabaté, sem medo de ser feliz, degustando cada faixa com a atenção merecida. Seria até insensato contar tudo aqui. Escute, sinta e deixe que “Dindin” ganhe seu aplauso.

Aproveite e confira o vídeo da faixa “Yensoro”.

Quer acompanhar o trabalho de Kimi Djabaté? Basta acessar os links.

Site

Facebook

Spotify

Instagram

Digite o que você está procurando!