Para quem não conhece, teremim ou theremin é um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônicos, controlado sem qualquer contato físico pelo músico. O instrumento é controlado através de duas antenas de metal, que percebem a posição das mãos do músico e controlam osciladores de frequência com uma das mãos, e com a outra a amplitude (volume), de forma que não seja preciso tocar no instrumento. Os sinais elétricos do teremim são amplificados e enviados para um altifalante.
O teremim tem um dos sons mais dramáticos que um instrumento pode entregar, se assemelhando em muitos casos como um cantarolar de lamento humano. É o caso aqui, do novo single do finlandês Kepa Lehtinen, um grande teremista que entrega essa peça triste, mas extremamente bela.
A faixa se chama “Suru”, e com uma sustentação do piano, o teremim conduz sua melodia linda e angustiante, do qual o artista executa com tamanha precisão. O mais bacana é que Kepa diz que a inspiração para uma canção triste como essa vem de momentos em que ele se encontra mais feliz. Lehtinen, além de pianista, também é um compositor de cinema/televisão muito requisitado, logo a peça tem um teor muito semelhante a uma trilha sonora. Simplesmente belíssima e… triste.
‘discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator’
https://www.facebook.com/kepalehtinenartist
https://twitter.com/KepaLehtinen
https://open.spotify.com/artist/22No3IMhBvteEfpCo3y9gz?si=Phl45HJ6Sl2za0DBIwQTlQ