Rob Lewis (teclados, guitarra, baixo, bateria) e Matt Smith (letras, vocais) formam o Guild Theory. Logo são responsáveis por reforçar um resgate do rock progressivo visceral e realmente tocado que tem alguns medalhões na linha de frente. Obviamente ninguém faz nada sozinho, e o duo britânico contribui muito com isto.
Intitulada “Despot”, a nova composição tem tudo o que um bom rock progressivo necessita, mas com teores que a faz ser acessível, guardadas devidas proporções. Isso porque a faixa de mais de 9 minutos, mostra um instrumental intrincado, mas dentro daquilo que a música pede, além de melodias sombrias que colaboram muito com seu resultado final.
Suave e introspectiva, a faixa prima por uma cozinha consistente, com um baixo importante acompanhando as guitarras versáteis, além de uma bateria com marcação certeira. Um belíssimo piano complementa essa obra prima, que traz vocais brandos, porém dramáticos.
A letra de “Despot” é a cereja do bolo, já que conta a história de um ditador de um país sendo expulso pelo povo. Fãs de Antimatter, Opeth (atual) e até de indie rock irão aprovar o trabalho.
https://www.guildtheory.co.uk/
https://open.spotify.com/artist/5IT4b61RSF63uTYpeB0U7G?si=OJ0MDh8qSb67xxpHh5IqZw
https://soundcloud.com/guildtheory