Tem artistas que são perfeitos instigadores de novas sonoridades e prerrogativas conceituais, onde cada trabalho é uma possibilidade de renovação e busca (mesmo inconsciente) por um prisma revolucionário, que transgrida qualquer possibilidade confortável perante o mercado vigente. Quando nos deparamos com um trabalho dessa natureza, a tendência após o impacto inicial é imergir frente a jornada sensorial rumo a um mundo amplificado no desconhecido, nos transforme plenamente após esta viagem sem precedentes!
Este álbum concebido pelo artista que se descreve frente o pseudônimo R0AMDxD, faz jus ao título promulgado como “Basement Therapy: Session 1”. Temos aqui nada mais, nada menos do que uma sessão bastante peculiar de terapia, como om próprio autor discorre sobre: “criei um aplicativo que permite que você faça terapia personalizada a partir do seu telefone. Como você faria no consultório de um terapeuta.” As treze incríveis canções se encadeiam em prognósticos de excelência, para nos adentrar neste universo de natureza tão instigante!
Após a intro, temos “remember” no melhor estilo Frank Ocean, com a metralhadora giratória do rap sendo imprimida em tons suaves e com uma base emergida em groove remetendo a preceitos R&B altamente sedutores. Mas essa referência exaure personalidade pelos poros, denotando a contundente identidade artística desprendida! A impressão de estar no consultório e colocar tudo para fora através de desabafo intermitente, é perfeitamente assimilado pelo canto falado, funcionando em sua primazia primordial que é colocar-nos numa sessão de terapia como uma espécie de “voyeur”.
Mas independente do conceito instaurado, a canção solta funciona em sua profundidade pungente, e nesta troca furtiva dos pianos, base eletrônica e voz. Embarcamos em sentidos similares frente ao petardo “comatose dreams”, com cada tecla do piano impondo patamares ambient que realmente resultam em doses austeras de sofreguidão emocional. A suavidade do lamento, apesar de impor velocidade de uma montanha-russa desgovernada, resulta em um refrão suntuoso e absoluto, daqueles perfeitos para nos captar automaticamente em nível sinergético após os primeiros instantes da audição.
O prisma neo-soul-jazz de “You” reforça que independente do conceito instaurado, temos uma diversificação sonora admirável em níveis extremos. Relatos rap com uma simbiose de possibilidades das mais díspares, mas carregado de uma coesão explicitamente precisa. Mas chega de destacar faixas, estamos defronte um dos grandes lançamentos dos últimos tempos no gênero, que com certeza ao final do ano figurará em todas as listas possíveis de “Melhores de 2023” ao final do ano… Fatalmente alçará o nome R0AMDxD para dimensões estratosféricas, chegando até os recantos mais inóspitos do planeta, porque “Basement Therapy: Session 1” é simplesmente SENSACIONAL! Disponibilizado abaixo: