O musicista, compositor e cantor do Texas, RUSTY REID, resolveu reunir o melhor de sua obra calcada em simbiose de contextos primordiais da música americana (folk, blues, country, gospel) numa compilação com as dezessete canções. E nós do Music For All iremos dissecar cada um desses registros para vocês abaixo:
Os trabalhos iniciam com “My Troubles Have Just Begun”, repleta de permeios folk irresistíveis em seu campo melódico, remetendo bastante aos célebres momentos da lenda Bruce Springsteen & E. Street Band, mas exaurindo personalidade pelos poros, denotando a poderosa identidade artística promulgada. Este mergulho nas raízes mais profundas da música americana, rende um furtivo diálogo entre preceitos nostálgicos irresistíveis e elementos imersos em contemporaneidade, contribuindo para o que já pontuamos sobre arquétipo totalmente particular! Vale destacar o protagonismo das guitarras, resultando em solo memorável e enriquecedor…
O acento blues-country de “Look Out Lousiana” resulta numa jornada sensorial sem precedentes, eclodindo no diálogo preciso entre o conciso vocal com os backings, resultando num efeito realmente magistral em seu intento! “The Sunrise Of Your Love” é uma balada carregada de feeling exasperado, remetendo a uma das preciosidades nesse estilo de Elvis Presley e Roy Orbinson. Uma doce melancolia é a pitada perfeita para uma canção que embala preceitos singelos e bastante sedutores na sua condução. A voz de Rusty emana timbres belíssimos, doses precisas de sofreguidão emocional e técnica em patamar elevado!
“Careless” mergulha totalmente numa piscina que eclode rock’n’roll em todas as gotas que se formam. A batida é precisa, sendo conduzida por um riff adorável e reverberando o poder de tirar nossos pés no chão junto aos punhos acima da cabeça. O refrão tem ares de arena, grudento e perfeito para ser bradado a plenos pulmões de forma entusiástica!
“Oh Well” se interliga a faixa anterior e mantém a pegada vigorosa, repleta de ataques minuciosos de guitarra, tal Mark Knopfler fazia brilhantemente, e esta é uma reverência e tanto! Como já retratamos anteriormente, a personalidade de Reid e cia não deixam de estar presente no acento das composições. Um dos grandes momentos do disco!
“Words Don’t Come Easy” retoma a calmaria com uma daquelas canções “que acalanta o coração” que poderiam perfeitamente estar no topo das paradas em tempos remotos, época onde esse tipo de sonoridade conduzia os primeiros lugares de execução e vendagem. Uma pérola primordial, que adentra imediatamente nossos sentidos!
“More Than St. John’ s” é outro arquétipo singelo e comovente, com a diferença que traz um caráter de urgência primordial e fundamental, mostrando toda a diversificação eficiente que paira perante a obra de RUSTY REID. “Rio Frio” enaltece toda as raízes folk-country possíveis, com os insights característicos emanando beleza melódica e os vocais assumindo a figura do “trovador” na condução da narrativa.
O tom melancólico de “Home One More Time” permeia o andamento sinergético deste petardo amplificado em mistérios sonoros, com aquele tom tipicamente Nick Drake embebecido em prognósticos soturnos, mas altamente sedutores. O refrão de forma brilhante imerge em paradigmas tradicionais da escola folk-country, denotando a variação que permeia todo o trabalho.
“The Masterpiece of You” extravasa novamente um diálogo minucioso do vocal com o instrumental, aqui nesse caso mas precisamente os sublimes arranjos de piano e violino. Impressionante como “Bayou Line: Songs from Houston” não é um álbum conceitual, mas tem um encadeamento natural perante suas faixas que desprendem inventividade perante os pilares do cancioneiro americano enquanto gênero. “Another Night with You” carrega um entusiasmo juvenil que se coloca entre baluartes indie-pop, acenando diretamente para as pistas, e soando com aquele status indubitável de HIT imediato!
A enfática “A Matter of When” trafega por aquele poderoso fluxo existencial que automaticamente nos adentra em caráter imediato para o âmago da narrativa. Os versos são desprendidos em preceitos sorrateiramente deliciosos, é basicamente uma aula de como conceber um registro no formato canção em sua quintessência plena! Assim como em “That’s When the Fall Began”, onde a magia caminha novamente por aquela estrada certeira, carregada de cores das mais vívidas em sua projeção. A fluidez é enobrecida por arpejos que remetem a surf-music de tons acústicos, sons praianos que transbordam o som das ondas em prismas melódicos certeiros.
“Through His Name” é um típico lamento country transbordando emotividade em prismas colossais! O arranjo de violões juntamente aos vocais beira as raias da total magnitude em excelência. Aliás, ensejos gospel determinam os rumos desta verdadeira pérola em formato de música, SENSACIONAL! “Our Love’s With You” continua em terna dramaticidade com mais uma balada que transborda sensibilidade perene em sua condução, com as cordas trazendo preceitos épicos para o conceito. É realmente ARREBATADOR! O vocal chega em seu ápice no que se trata de requinte: timbres belíssimos, doses preciosas de sofreguidão emocional e técnica em níveis elevados…
“Corner of My Mind” é um comboio de todo o prognóstico emanado no álbum, contendo todas as possibilidades que maravilhosamente foram desprendidas gerando um conjunto inabalável de grandes canções! Assim como a encore “Riding On”, um fechar de cortinas primoroso para um dos grandes lançamentos em formato de conpilação dos últimos tempos nessa seara. Fatalmente estará em todas as listas de “Melhores de 2023”, porque é realmente MAGNÍFICO em sua potência criativa como um todo! Disponibilizado abaixo:
https://Facebook.com/RustyReidSongwriter
https://Twitter.com/RustyJunzi
https://www.youtube.com/channel/UCKRa5UNE-YEx-XzxXYN7xCQ
https://www.facebook.com/RustyReidSongwriter
https://twitter.com/RustyJunzi
https://open.spotify.com/artist/1nF30rOkQmQDkFji7aFmXB?si=89m9dTyhQj6rMROT_OKBTw
https://soundcloud.com/riopaso
https://rustyreid.bandcamp.com/
https://www.youtube.com/channel/UCKRa5UNE-YEx-XzxXYN7xCQ
https://www.instagram.com/rustyjunzi