O embrião de “Clickbait Merchants”, primeiro single do holandês Ruud Voesten, surgiu lá nos idos da pandemia da covid-19 (aliás, como é bom poder se referir a esse período assim). Foi lá que ele tirou inspiração em “Dante Alighieri’s Inferno”, refletiu e pensou ao menos o tema da canção, que apesar de ser instrumental, pede reflexão.
Voesten, como o próprio nome da música diz, tece uma observação sobre o trabalho da mídia em captar nossas emoções e vender publicidade com nossa audiência, como consequência disso. Polêmico, porém necessário e tudo descrito com uma sonoridade sofisticada.
Baseado no jazz, o trabalho traz uma introdução intimista, onde piano e baixo conduzem a melodia sincronicamente, acompanhado por uma bateria instigante e dinâmica. Enquanto isso, os naipes de metais dão conta de anunciar a tensão que a canção ganha ao se revelar ainda mais potente.
“Clickbait Merchants” inicialmente parece complexa e o é, porém, conforme mais ouvida, mais detalhes revela e fica mais fácil a sua digestão. Logo, se trata de uma música que requer atenção para ser apreciada, mas ao mesmo tempo pode soar ambiente em diversas ocasiões.
https://www.ruudvoesten.nl
https://www.facebook.com/ruud.voesten/
https://twitter.com/ruudvoesten
https://open.spotify.com/artist/4YFRcZ0q3pZvSSXmS9q6pw?si=54uARVDgRGSLU2Q5wc_W7w
https://ruudvoesten.bandcamp.com
https://www.youtube.com/ruudvoesten
https://www.instagram.com/ruudvoesten/