Joseph Elory Luna-Bell é o nome por trás do projeto Showtime Ramon e a primeira coisa que chama atenção no trabalho é sua apresentação. O artista deixa bem claro que seu objetivo é o topo. Isso mostra que além de estar ciente que está em busca de algo, mostra determinação.
E o mais interessante é que isso fica evidente nos temas das canções deste novo álbum, intitulado “Abominable Snowman”. A maioria fala sobre determinação, mesmo diante de derrotas e quedas, mas sempre com foco num objetivo. Melhor tradução das intenções reais de Showtime Ramon impossível.
Tanto que algumas faixas são inspiradas em lutadores (literalmente). “Jack Johnson” é baseada no primeiro campeão negro de boxe peso-pesado. “Mark Henry” é baseada no homem mais forte do mundo, campeão olímpico duas vezes e hall da fama da WWE, além de outros nomes homenageados em outras faixas como Lenny Cooke, Jennifer Lopez, lendas da NBA como Shaquille O’neal e Penny Hardaway, além de “DPP” fazer referência à lenda do Wrestling Diamond Dallas Page.
A sonoridade é focada no rap ‘old school’, com recursos e trejeitos típicos, batidas cadenciadas em sua maior parte, além de na maior parte fluir um ar mais introspectivo. Claro que há variação, caso contrário não seria um trabalho tão requintado como é. A produção é primorosa e equilibrada, mantendo a natureza das músicas, mas dando uma roupagem atual.
O primeiro destaque fica para a mencionada “Jack Johnson”, que abre o disco com toda sua impetuosidade. Rap raiz, a canção traz um olhar intimista e sintetizadores hipnotizantes, com uma batida bem sacada. Mas, logo é superada pela magistral “Gods Gift”, que inclusive se assemelha muito à faixas do cenário brasileiro de hip-hop. Uma das melhores do disco sem dúvidas.
Ganhando um contorno mais atual, sem perder o teor antigo (com base no cenário noventista), “Get A Grip” também chama atenção com sua levada tensa e clima dramático. Enquanto isso, “JLO” é uma que ganha contextos mais intrincados, com arranjos e melodias mais pomposas. A música é a primeira que sai um pouco fora da casinha, com um contexto mais pop, com direito a instrumento de sopro.
“Fastest Whip” é outra música diferenciada, com um piano intenso e até guitarras distorcidas em seus arranjos, sendo a última dos destaques. Porém, fica a dica para ouvir todas as faixas e mais de uma vez, pois a perspectiva muda conforme nosso humor. E tem várias participações especiais! Showtime Ramon já merece o topo.
https://www.instagram.com/Showtimeramon/