Realz Reality faz parte de uma geração de rappers que tem a música não apenas como entretenimento, mas como estilo de vida. É assim que podemos referi-lo na cena do hip-hop mundial. Ao lado de outro rapper conceituado, Master Wiz, formou a dupla Distant Pham, onde o foco estava nas letras penetrantes, agressivas e conscientes. Recentemente, lançou este álbum “Renaissance of the Risen”, onde o próprio Wiz participa, assim como Tek (Smif N Wessun), Endustrie, DJ 4 Pound e outros. Ao todo, são 21 canções formadas pelo mais profundo sentimento de amor ao hip-hop.
Sobre a produção, é sempre bom conferir um material cujas mãos de Master Wiz trabalharam na concepção. Como produtor, Wiz não teve dificuldade em inserir no estilo de Realz a potência de sua sonoridade, arranjos e outros efeitos. Cada batida, uma sensação distinta -, cada melodia um clima próprio. Dessa maneira, o que já era previsto por muitos devido a parceria antiga desses dois monstros, se confirma aqui. Isso só mostra a dimensão desse projeto que põe na balança melodia e lirismo, sem pesar para nenhum dos dois lados. Sinteticamente falando, este álbum é imergido na versatilidade com temas mais calmos e outros mais rápidos.
Entre os temas mais cadenciados, há músicas como “This is Me”, com um belo arranjo de guitarra de fundo. No entanto, outras como “Misery Torment” se destacam mais pelos versos velozes. Mas há mais marcas registradas no som de Realz, como as marteladas de músicas como a que abre o álbum, “The Risen”. Já em “Just Anothe Day”, que além de ótimo trabalho de base, ainda possui uma melodia de baixo fascinante, traz a participação do próprio Master Wiz. Não precisa muito esforço para perceber que esse disco é mais que um álbum de hip-hop, na verdade, temos aqui uma verdadeira escola para o estilo.
“Cloud 9” foi escolhida para ser o single oficial do álbum. Com participação da cantora Esraelia, essa música é uma das mais grooveadas da obra, podendo até dominar rádios pelo mundo. A voz de Esraelia neste som fornece um charme a mais. Além dessa, a cantora ainda cede seu talento em “Live” e em “On My Own” que, a propósito, são duas das melhores músicas do disco. Resumindo tudo, não preciso dizer que “Renaissance of the Risen” é um álbum necessário, pois se você é pelo menos um entusiasta do estilo, não vai querer perde-lo de vista.
Ouça “Renaissance of the Risen” pelo Spotify:
Siga Realz Reality pelo Instagram e YouTube:
https://www.instagram.com/realityrealrap
https://youtube.com/@javon1310?si=DyL3Gac6hl0LEJt8
Discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator