Novo disco do Synthonic promete consolidar de vez a banda no cenário do funk instrumental

Kieron Garrett é um pianista profissional de jazz de Londres, mas agora morando em Devon, cidade em um dos maiores condados do Reino Unido. Ele é a mente pensante por traz do Synthonic e chega agora ao segundo disco do projeto e sempre muito bem acompanhado, como é de costume.

Ao seu lado, no novo disco, estão presentes alguns dos melhores músicos do Reino Unido, incluindo Vasilis Xenopoulos, um saxofonista muito requisitado na cena jazzística local e Jack Birchwood do Blackjack Horns, que já tocou com a grande maioria das bandas pop que ouvimos falar. Ou seja, o negócio é mais sério do que se imagina. Completam esse time o trompetista do Rag & Boneman, Paul Jordanous e o baixista atualmente em turnê com Bill Bruford (o baterista do Yes), Mike Pratt.

Intitulado “Lampin’”, o mais novo disco está (ainda) somente na mão da imprensa, tendo divulgada sua data de lançamento somente em maio, mês que a banda tem algumas datas de shows como no dia 11, no Southampton Modern Jazz Club, no domingo, 18 de maio e, em seguida, o lançamento oficial do álbum no palco principal do Sidmouth International Jazz Festival, apoiando Gabrielle (a cantora pop de R&B) no sábado, 24 daquele mês.

O que podemos dizer é que “Lampin’” é um disco que tirará suspiros dos mais céticos. Trata-se de um tabalho instrumental onde o funk é o maior mote, mas do qual a banda não fecha o seu leque, inclusive transitando por eras diferentes, dando certa versatilidade ao álbum.

Com um trabalho primoroso em todos os quesitos, as composições trazem em comum guitarras bem sacadas, uma cozinha consistente, que mede bem o groove inserido, além de metais providenciais, que dão todo o tom explosivo das faixas. Em poucos segundos esquecemos da existência de vocais, tamanha a habilidade dos músicos em entregar um conjunto-da-obra baseado em conceitos musicais.

Não podemos deixar de apontar alguns destaques, apesar do repertório se complementar. A faixa título, por exemplo, com seus leves toques de soul é um deles e os metais simplesmente encantam. “All Day, Every Day” é daquelas que soam bem atuais, com toques de R&B que irão agradar a ala mais jovem e com um baixo que deixaria Steve Wonder maravilhado.

Ouça também a sintetizada “El Paseo” e “I Said I’m Sorry”, ambas coincidentemente contando com vocalizações banhadas em efeitos, que dão um toque moderno ao disco. Sem dúvidas “Lamin’” mantém a qualidade do Synthonic.

https://www.synthonic.biz

Digite o que você está procurando!