A francesa Manava Lery resume bem o que é versatilidade e ser uma multiartista. Nascida no 14º arrondissement de Paris, hoje ela divide seu tempo entre a ilha de Saint Martin, onde atualmente reside, a França continental e o Taiti, onde viveu por muitos anos e grava todas as suas faixas.
Manava foi criada em um ambiente e família musicais, sendo exposta a dois gêneros principais, jazz e música clássica. Tudo isso sendo cantora e compositora, jazz solo e dançarina, além de performer de charleston, bem como uma musicista (teclado e trompete). Não é à toa que temos aqui um disco espetacular.
Sim, mesmo sendo um trabalho de estreia, “Blowing Changes” chega maduro, bem estruturado e revelando uma banda e artistas seguros do que fazem, além de ter um astral lá em cima. Tudo isso já ficando bem impresso na primeira audição, o que acaba soando impactante.
Claro, o debut não poderia ser também, além de puro entretenimento, uma verdadeira aula de jazz e suas diversas facetas. Nele você irá encontrar canções dançantes, tanto com dinâmica intensa quanto em baladas sofisticadas, além de uma aula instrumental equilibrando técnica e feeling que comprovam o conhecimento de causa dos envolvidos.
Sim, além de Billie Holiday e Ella Fitzgerald, não poderia faltar grandes nomes da cena da bossa nova do Brasil, bem como figuras contemporâneas como Norah Jones, Stacey Kent e Lisa Ekdahl. Logo, podemos ver o quanto abrangente “Blowing Changes” é dentro de sua proposta, que encanta de imediato.
Destaques? Quase toda a uma hora que permeiam o disco poderia ser mencionada como destaque, mas claro, a cada audição uma faixa acaba chamando atenção mais que outra, dependendo do nosso humor e ângulo, mas mantém-se um equilíbrio impressionante no tracklist, que não apresenta em nenhum momento algo abaixo da média.
Sem dúvidas “I’m not drunk”, que abre o disco chama atenção de cara. Não só por ser o cartão-de-visitas, mas também um carro-chefe que representa bem o álbum. Enérgica, de ritmo contagiante, a música mostra inclusive a francesa em performance dupla, também mostrando seus passos, além da suave e linda voz. Sem contar o instrumental perfeito, com os metais na medida, a guitarra magistral e a cozinha incrível.
Ouça ainda “Put the blame on Mame” e seus metais lindos, “Butterfly on her shoulder” e sua melodia sofisticada, além da bem humorada “Chinese food”. Aliás, bom humor é o que não falta nessa estreia encantadora de Manava!
https://lnk.to/ManavaLeryProfil
https://www.facebook.com/ManavaLery
https://open.spotify.com/artist/5Q2aDh4PO3mPV4ZOryvyxu?si=P5Tzdv2cS7CSt74XL1coWA
https://youtube.com/@manava_lery