Como é bom nos depararmos com um projeto como este ucraniano. Isto porque o trabalho já tem como mote experimentar e entregar algo inovador, e o Das Wortspiel chega entregando diretamente um álbum cheio, este “Chapter I”, o que dispensa maiores apresentações.
Falando em apresentações, o projeto conta com o produtor de som e compositor Max Smogol e a cantora Maryana Golovko. Maryana é uma cantora de ópera profissional, membro do mundialmente famoso projeto sueco-ucraniano Nova Opera. Daí dá pra se imaginar a qualidade do conteúdo do álbum, o que realmente se confirma ao apertar o play.
A dupla entrega quarenta minutos distribuídos em oito músicas, onde os arranjos são parte cruciais do trabalho. Versáteis e cheios de detalhes, unem elementos orgânicos e eletrônicos, aproximando muito a sonoridade do projeto da new age e world music. No entanto, a veia folk dá as caras, com as bases de violão conduzindo a melodia do instrumental.
Mas, temos que falar das linhas vocais de Maryana, que aqui sai um pouco de sua zona de conforto, se enveredando para um lado mais pop, com melodias menos complexas que a música clássica e até momentos que exigem sussurros e declamações. Conceitual musicalmente e liricamente, o debut aborda temas vividos nos últimos anos pela Ucrânia durante a guerra.
https://www.facebook.com/daswortspiel
https://open.spotify.com/artist/2JcARq63SqmVXByqu6pqYp
https://soundcloud.com/das-wortspiel
https://daswortspiel.bandcamp.com/
https://www.youtube.com/@daswortspiel
https://www.instagram.com/das_wortspielhttps://www.tiktok.com/@daswortspiel