A música instrumental é uma faca de dois gumes. Se o artista que aposta neste formato não tiver o equilíbrio e a sensibilidade suficientes, ele poderá sucumbir dentro de sua própria criação. Porém, se isso estiver entre suas características, o sucesso e/ou ao menos o reconhecimento virão automaticamente.
Vindo de Nordwestuckermark, Alemanha, Jannik Kiss provavelmente sabe disso e entrega em seu novo trabalho um bom exemplo de como pô-lo em prática. Sua nova faixa, esta “DON´T PANIC”, mostra como utilizar ambientações e elementos corretos para passar uma mensagem mesmo a composição sendo instrumental. E ele o faz com maestria.
De início com sons de água e gotas, com um sintetizador atmosférico misterioso ao fundo, a música vai ganhando leves batidas, que vão aumentando gradativamente, enquanto diversos outros elementos aparecem e se entrelaçam. Tudo soando conforme uma boa faixa new age e ambiente music pede, mas o negócio não para por aí.
“DON´T PANIC” explode em batidas mais intensas, com vibrações marcantes e sintetizadores futuristas, chegando a flertar com o synth-punk, mas não com a agressividade a ponto de soar caótica. A melodia da canção existe e tira essa premissa. Por fim, a faixa consegue passar a mensagem de manter os ouvintes calmos em meio ao cenário em constante mudança da tecnologia, mídia social e incertezas globais.
https://open.spotify.com/artist/7geKaxRLxmmY0K4yFHKFuz