Wetiko é o termo nativo para a loucura da condição humana destrutiva que causou tanta dor e sofrimento ao longo de milênios, e continua a causar. É com essa inspiração que o britânico Flatfoot Sam entrega este seu mais novo single, que é uma prévia de seu vindouro novo álbum, que ainda não teve data de lançamento divulgada.
O artista rotula a sonoridade de “Wetiko” como um estilo chamado TripField, que é uma fusão de Trip Hop e Leftfield com um toque contemporâneo. Mas, ao ouvir a canção notamos que tem muito mais que isso, inclusive trazendo sonoridades de vanguarda.
Sim, porque além do toque tribal, enfatizado pelos vocais femininos cantados em forma de hino, a nova música carrega nítidas influências da new age, porém, com o toque contemporâneo já mencionado. “Wetiko” é uma composição baseada no eletrônico, e aqui, no caso, o protagonismo fica por conta das batidas, enquanto o os sintetizadores atmosféricos soam mais ao fundo.
Apesar de uma sonoridade excêntrica e até exótica, a nova composição não soa complexa aos ouvidos menos acostumados e pode ser abrangente. Soa também meditativa, cumprindo de vez com a proposta, já que tem como um dos objetivos combater essa condição louca descrita pelo seu nome.
https://www.facebook.com/flatfootsam88
https://open.spotify.com/artist/4fYoyKdvgqQEwaaY2Jir7G?si=Ww2C-3LFQN2X2PgPs3rTaQ&nd=1