Segundo a apresentação do novo single da banda, “as músicas do Fringe Frontier são alimentadas por histórias americanas e ganchos de guitarra corajosos. Sua música rola pelos condados do sul até a cidade de Nova York”. Isso é inegável, mas não podemos ignorar o quanto são influenciados também pelo rock inglês, principalmente o punk. Bom, ao menos neste mais novo single.
Intitulado “18” o trabalho mostra uma veia orgânica impressionante, mesclando guitarras distorcidas com limpas, além de solos básicos que ajudam a dar o tom descontraído da música. O ritmo é frenético, como o punk pede, mas ao ouvir os detalhes notamos que a sonoridade do Fringe Frontier vai além.
Além de nuances do indie rock, notadas nas timbragens e pequenos detalhes da canção, há até uma veia country, que salva as facetas do rock americano na faixa. Mas é importante ressaltar que isso não está evidente e sim nos mínimos detalhes.
A letra acompanha a descontração da música, provavelmente falando de um adolescente de 18 anos e seus objetivos, ou melhor, a falta deles. No final das contas, “18” é uma faixa de puro rock and roll, ao menos no que ela transmite e isso é muito bom e prova que o estilo continua vivo.