Não temos dúvidas que a invasão militar em grande escala da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022, é um dos acontecimentos mais nefastos ocorridos nos últimos tempos. Recém saídos de um panorama pandêmico, onde havia uma ideia positivista que todos sairíamos melhor dessa experiência, e ainda em processo de recuperação pelos tempos difíceis desta crise sanitária e econômica, somos arrebatados por este conflito bélico de proporções apocalípticas.
Para a comunidade mundial, não fazia o mínimo sentido aquelas cenas horríveis de morte e destruição, e a total falta de racionalização para o encerramento da questão com fins diplomáticos. Tudo extremamente doloroso e transmitido em profusão, como manda a cartilha do mundo tecnológico atual… O BROTHERS IVAN é formado por Petro Ivanovich e Nick Ivanovich Sahaidachny, irmãos ucranianos que resolveram enaltecer a cultura do país em meio a esse caos de proporções apocalípticas, resolveu investir em uma coleção de canções folclóricas tradicionais ucranianas em uma coleção que já se encontra no oitavo volume.
O patriotismo é a mola mestra deste ensejo, como professa lançamento em formato de álbum deste seleção tão impactante denominada “Ukrainian Folk Music, Vol. VIII: Glory to the Heroes”. “Desejamos paz e liberdade na Ucrânia”, atestam os autores defronte esta obra realmente magnânima, um conjunto avassalador de dezessete faixas realmente impactantes, indo bastante além do conceito promulgado!
Não ficamos concentrados apenas nas mensagens de ordem, mas os cânticos juntamente o instrumental se constituem em uma obra enaltecida em beleza, só que carregada de prisma sensível. Um trabalho como poucos que não temos dúvidas irá figurar em todas as relações possíveis de “Melhores de 2023” ao final do ano, pela imponência de seu resultado final. Nós do portal Music For All ficamos extremamente tocados com esse material, e iremos esmiuçar cada uma dessas faixas para vocês abaixo…
A abertura com “Red Guelder Rose (Chervona Kalyana)”, incita patamares intimistas em uma melodia melancólica e singela simultaneamente, que se torna ainda mais proeminente com o conciso vocal de feeling rouco e exasperado. É como se tivéssemos um mantra de dimensões folk, onde o maior peso se encontra na narrativa. Como em um encadeamento de contexto, “The Long Road” continua seu paradigma de alta sofreguidão emocional no conduzir dos versos, trazendo a mensagem de enaltecimento da pátria para o primeiro plano, apesar da singularidade no arranjo desprendido. Os dedilhados magistrais na passagem do encerramento são um ponto inevitável em se tratando de destaque!
“Out of Ukranie, Enemies” adentra esta jornada sensorial sem precedentes que se trata de um mergulho fulminante em águas ucranianas, sendo devidamente inserido na cultura e preceitos valiosos do país. “Dont Wask Me Why” acentua a beleza do cântico, emanando timbres suntuosos emoldurados em técnica das mais elevadas, contribuindo para que a viagem “ecloda” em cores das mais vívidas com essa interpretação sublime. “Sahaidachny Cossack March” enaltece ainda mais o poderio destes cânticos com esse comovente impacto a capela. A simbiose das vozes independente do entendimento linguístico, mexe com nossos sentidos e extrai lágrimas de nossos olhos.
“Goodbye, My Villages”, chegamos a chover no molhado, mas novamente temos interpretação vocal que mergulha em águas muito profundas, O preceito acústico só reforça ainda mais a força das vozes e da narrativa conduzida. “Lord, Hear Our Prayers” como o título sentencia, soa como uma oração que remete aos cantos gregorianos e simplesmente comovem em dimensões estratosféricas. “The Moon Is Shining Bright” tem uma levada mais dançante, e é inevitável não remetermos aquelas imagens das pessoas com roupas típicas do país dançando juntas nos campos e florestas.
“Hymn of the Immortal Batava” mantém alinha altamente sedutora de canção que nos deparamos até aqui, assim como “Do You hear My Friend”, que abusa dos dedilhados angelicais para transmitir seu brado nacionalista. A melodia lembra bastante os fados portugueses, estilo que nós brasileiros conhecemos MUITO bem. “Oksana” continua nossa saga pelo universo ucraniano, exaurindo a personalidade que salta aos olhos na condução de músicas folclóricas do país. Os irmãos realmente contribuem para enaltecer a rica herança cultural e musical da Ucrânia, simultaneamente que desmembram com louvor a sua própria história familiar e automaticamente a relação prolifera com a música como um todo.
“Where Are You Going, Cossak” é um instrumental onde podemos ter a clara conclusão do brilhantismo da dupla perante seus instrumentos. “Fate Is Mocking Me” é mais uma exaltação carregada de emotividade, que é inevitável não estarmos envolvidos em caráter imediato! “So Long, I leaving Now” e “Snow Has Enstrouded Ukraine” são libelos patrióticos singelos e comoventes, e só reforçam o quão este disco consegue atingir-nos em cheio, além deste aprofundamento a causa ucraniana.
Queremos PAZ e estas canções são nossos hinos, assim como novamente temos uma magnífica capela “Marching Through the Steppes”, e este MAGISTRAL álbum que é “Ukrainian Folk Music, Vol. VIII: Glory to the Heroes”, tem sua encore com a fenomenal “Father in Mother in Siberia”. SENSACIONAL trabalho! Viva a Ucrânia, o povo e a cultura ucraniana, e a PAZ entre os povos. Disponibilizado abaixo:
https://creativevibrations.com/ukrainian-folk-music/
https://www.facebook.com/UkrainianFolkMusic/
https://twitter.com/brothersivanua
https://brothersivan.bandcamp.com/
https://www.instagram.com/brothersivanmusic/
(‘discovered and supported via Musosoup #sustainablecurator’)