A metal progressivo surgiu há mais ou menos trinta anos, quando nomes como Dream Theater, Queensryche e Fates Warning moldaram o heavy metal com base no rock progressivo. De lá pra cá, praticamente todos os subgêneros do metal se dissolveram com o estilo, que ganhou tonalidades modernas e cada vez mais técnicas.
O grupo de Alburquerque (Estados Unidos), Blind Man’s Daughter é um descendente do também conhecido por prog metal, e há dez anos constrói sua sonoridade, onde a técnica e a modernidade são alguns dos motes da banda. Porém, ao ouvir este seu mais novo single, intitulado “Mirage Harmer”, nota-se algumas peculiaridades e preocupações.
As características do grupo ficam por conta de suas linhas vocais versáteis primarem por trazer certa dramaticidade. O instrumental prioriza a melodia e entre os principais objetivos está não deixar que o ‘feeling’ se esvai, o que é louvável dentro do estilo.
“Mirage Harmer” é uma música extremamente técnica e com os dois pés dentro da modernidade, mas em absolutamente nenhum momento deixa o seu contexto musical pra trás e soa até emotiva em vários momentos. Honesta e acima da média.