Com uma instrumentação marcante, Gerasimos Papadopoulos e os músicos incríveis e alegres da “Ferah”, nos apresentam “Bazaar”, uma faixa ambiente que nos leva diretamente para a atmosfera dos grandes mercados de Istambul.
E lá estamos: experimentando cheiros, ouvindo conversas, admirando casais, contemplando objetos, observando o que acontece ao nosso redor e aproveitando cada segundo neste mergulho generoso e otimista de cordas bailarinas. Sem contar na maravilhosa percussão que nos conduz, sinalizando o ritmo, e o som do instrumento de sopro que exibe magia e encantamento ao ouvinte.
O amor comum pelas tradições musicais da Grécia, Turquia, Chipre, o Egeu e a área mais ampla do Mediterrâneo Oriental levaram os artistas a se reunirem e a criarem suas próprias composições; uma maneira de perpetuar a cultura e também, para que o restante do mundo aprecie e conheça o imenso talento e criatividade que carregam.
“Bazaar” é a trilha sonora criada por Papadopoulos, inspirada em um personagem que caminha por um lugar colorido e barulhento, do conto de fadas “Zahrenia”, escrito pela filóloga Fotini Kaimaki. Aliás, “Zahrenia”, é o título do próximo álbum de Papadopoulos. E ao ouvi-la pela primeira vez, “Bazaar” traz exatamente essa sensação de errância; é como se estivéssemos naquele espaço, passeando entre as pessoas e meditando sobre tudo que há ali.
O compositor, ao nos oferecer sua obra, também cria um universo de narrativas. E mesmo sabendo que há uma específica, me atrevo a imaginar uma só minha combinada à beleza da sonoridade que me acompanha. É, sem dúvida, um espetáculo instrumental para levar sempre conosco e desejar que novos desenhem-se no futuro.
Deixamos o convite para que embarquem na jornada musical, arquitetada por Gerasimos Papadopoulos, e tão belamente apresentada por “Ferah”. Aproveite.
Acesse aqui: Entrevista: Gerasimos Papadopoulos fala sobre sua nova criação, o single “Bazaar” e confira nossa conversa com o compositor!
Quer acompanhar o trabalho de Gerasimos Papadopoulos? Basta acessar os links.