Em 2023, Amurrayz lançou o melodioso álbum “Wandering The Foothills” que impressionou pela leveza e diversidade instrumental. Em 2024, o australiano de Albany aprimorou mais ainda as suas qualidades e soltou um novo disco chamado “Zero More +Or- Less”. O álbum possui onze canções que, somadas, resultam em quase quarenta minutos de melodia, virtuose e várias inspirações. As influências que fizeram o autor construir o repertório, partem de obras sobre astronomia, filosofia e contos amorosos. A relação de músicas começa com “Driving Into Rainbows”, daí você já tem um norte de como procederá o restante da obra. Neste caso, um misto de realidade e fantasia.
Musicalmente, Amurrayz busca o melhor que seus recursos podem oferecer. Dessa maneira, o que encontramos é uma rica expressão ornamentada por orquestrações, arranjos e um conjunto de notas combinadas para te oferecer o melhor de cada movimento. Um exemplo especial está em “Mirror My Desire”, onde cordas e sopros resultam em uma audição sofisticada e, ao mesmo tempo, de vanguarda. Podemos aproveitar nesses momentos iniciais, melodias provindas de violões, saxs, violinos etc. Um autêntico trabalho para quem se dedica à música desde muito tempo. O principal beneficiado, sem dúvida, é você que, se está ouvindo até agora, é porque amou.
O estilo de Amurrayz pode estar associado a variantes distintas. Tudo isso por sua grande gama de ideias na hora de compor. Podemos encontrar aqui, por exemplo, ligações que nos levam ao country, música clássica, r&b e, no caso de “Pantheon Mountain Cross Cave”, um belo folk dentro do universo pop. Se, esteticamente falando, David Bowie foi chamado de O Camaleão por seu número de personagens apresentados nos palcos, Amurrayz, entretanto, pode receber a mesma alcunha pelas várias vertentes que ele executa. Destaque também à produção sempre pomposa e elegante, pois confere ao álbum uma boa experiência sonora.
Algumas canções são ritmadas e entregam uma empolgação mais pra cima. Outras, no entanto, são mais introspectivas e apostam na nobreza das notas musicais. Esse lado mais balada está estampado em músicas como “Unseen Pulses”. Sua melodia formada por climas cristalinos destacam vocais mais intimistas, além de um bom preenchimento harmônico. Um dos pontos altos da canção, é a sua estrutura básica sem investir na pressa, mas acertando a mão em todo o contexto sonoro. Esta é uma das qualidades que me referi no começo deste artigo, um verdadeiro exemplo do equilíbrio manifestado na voz e instrumentos.
“Zero More +Or- Less” foi um álbum gravado sob o clima pitoresco de Albany, e talvez isso tenha colaborado para o trabalho ter saído leve, relaxante e igualmente pitoresco. Algumas canções como “Sky And Mind”, receberam um tratamento mais litorâneo como nas músicas de ukulele. Mas não chega a ser uma música típica do Caribe, no entanto, vale ressaltar que uma introduçãozinha meio latina se faz presente na música. Agora, o bom mesmo é saber que todas essa metamorfose agrega não apenas ao som de Amurrayz, mas também ao bom gosto musical. Em outras palavras, isso é qualidade de vida.
A windoling music, que muitas vezes é um termo usado para definir misturas musicais no universo eletrônico, pode ser colocado aqui também. Porém, a blendagem aqui é assegurada por metais e cordas de maneira bem convencional. No caso da canção “Forever Now” encontramos todas essas propriedades embaladas em uma melodia bem cativante. Na sequência, “Drought And Desire” amplia a sessão mais soturna do álbum com um ritmo cadenciado leve e introspectivo. De maneira idêntica, segue o vocal robusto e aveludado completando a melodia. Com climas suaves e texturas voláteis, a música segue consumindo a nossa simpatia com toda beleza que foi concebida.
O repertório do disco “Zero More +Or- Less”, ainda nos contempla com a canção instigante “Lighthouse”, uma canção com ritmo de marchinha e com backing vocals femininos realçando o charme do som. Um belíssimo jogo de flautas amplia a melodia com graça e beleza. Para muitos, ouvir essa música pode representar um mergulho na cultura da Oceania. Na fila, está “This Time Of Year” que começa com um belo solo de violino, que se estende pela música. A estética da música se espelha em coisas belas, tal como a melodia que é conduzida por uma base de violão.
Com um pé no country e outro no folk, o álbum segue com “Wait For The Rain”, uma típica música de salão. Alegre, penetrante contagiante, a penúltima faixa deste trabalho empolga desde o começo. Entretanto, a música que encerra o álbum, “Travelling Blues”, é mais voltada para a maré mansa e brisa de fim de tarde. Nada mais encantador! Bom, aqui termina a apresentação de um lançamento para quem tem bom gosto musical, mas também para quem procura aliviar a audição de tanto lixo sonoro gerado pela indústria fonográfica. Com cantores e músicos como Amurrayz, podemos contar com conteúdo de valor.
Ouça “Zero More +Or- Less” pelo Spotify:
Saiba mais em:
https://www.youtube.com/@amurrayz.artist