Os anos oitenta formaram uma década de muita explosão para o cenário pop. Muitos astros mundiais de hoje iniciaram suas carreiras naquele período e estão na cena até hoje. A exemplo disso temos o trio norueguês a-ha que, desde 1982 arremessa ao mundo um tipo de música elétrica, impactante e melódica. Curiosamente, um outro nome de Oslo se destaca pelas mesmas características nos dias atuais. Falo de ST. NIKLAS que em 2015 lançou o single “Fire with Fire” e não parou mais. Nesse momento, o cantor apresenta o seu primeiro álbum completo que se chama “habits of a complex mind”.

Em janeiro de 2024, o cantor lançou um EP com o mesmo título, dessa maneira, podemos dizer que a campanha de pré-lançamento do álbum completo começou por ai, já que as cinco músicas do EP estão inseridas aqui. “habits of a complex mind”, o álbum, possui ao todo dez faixas e é um convite às emoções que embalaram os anos oitenta. As influências mais recorrentes nesse trabalho vêm do próprio a-ha, mas o clima new wave é muito mais expansivo. Os temas que compõem a obra apontam ao crescimento pessoal e às várias formas de enfrentar uma jornada ao amadurecimento.
O álbum cuja distribuição digital ficou a cargo da Groover Obssessions, inicia o seu repertório com “ICSTWYWHN”. Talvez para algumas pessoas esse conglomerado de letras consoantes não possa significar nada, mas ao darmos uma olhada na melodia lírica, percebemos que se trata de anagrama correspondente à própria letra. Ou seja, o título corresponde às primeiras letras de cada palavra do que se diz na música. Iniciais, propriamente dito. A atmosfera traz uma sensação de estarmos viajando em um portal telecinético, onde o final nos aguarda para uma aventura épica e emocionante. Introduções como essa dominavam, por exemplo, álbuns de rock progressivo.

Na sequência, as cortinas se abrem de fato para “habits of a complex mind” com a música “phone calls from home”, que é um belo exemplar do ritmo aeróbico que embalavam academias de dança pelo mundo. Essa é uma das intenções de ST. NIKLAS, promover um revival quando tudo era mais orgânico, romântico e verdadeiro. Depois disso, o repertório segue com “if we never met that night” que é o single carro-chefe do álbum. Nele, a magia nostálgica é ainda mais presente, pois remota a uma sensação de estar em algum lugar que outrora foi diferente do que é hoje.
A partir daqui, entram canções que você já conhecia, caso seja um dos mais de dezesseis mil ouvintes de ST. NIKLAS (só no Spotify). A música se chama “comfy”, uma balada pop juvenil que traz participação da cantora DØSSI. Para quem gosta de climas açucarados e entrelaçamento de vozes, essa canção é um presente acolhedor. A suavidade dessa faixa abre espaço para “jumpstart”, que também saiu como single, mas possui uma cara mais indie rock. Dessa vez, o cantor promove batidas mais cativantes com solos de guitarra em paralelo. A música pode não ser algo dentro da virtuose, mas empolga.
A sexta faixa do disco “habits of a complex mind” é uma balada romântica cujo nome “antidote” estreou em 2024 como parte de EP. Algo que ST. NIKLAS traz para sua música é a combinação harmoniosa de batidas, associada ao uso climático de sintetizadores. A exemplo desta canção, a identidade estética do artista recorre à profunda beleza e encantamento sonoro. A sua sucessora, “no one eles”, também traz delicadeza e sensibilidade na melodia. Tudo para combinar com a voz do cantor que sempre executa as suas partes na zona de conforto, dessa forma, consegue também relaxar os ouvidos dos fãs.

Uma das músicas mais profundas do álbum é sem dúvida “okay”, pois a sua construção acústica nos transmite sentimento de paz. Dependendo do momento em que esteja o ouvinte, também pode causar melancolia. Uma curiosidade é que essa música passou pela produção do próprio artista, algo que não acontece em outras que traz parcerias. A execução de nome “a heart of doubt” também foi obra de ST. NIKLAS na parte técnica. Esta, no entanto, não possui uma textura tão delicada, contudo, suas batidas e climas de sintetizador não abusam de seus poderes máximos. Aqui é mais uma música para saborear com empolgação.
Sim, “habits of a complex mind” nomeou o famigerado EP de 2024, porém não consta na relação a música que dá nome ao título. ST. NIKLAS deixou isso acontecer só aqui, na versão completa do disco. E a faixa título é uma execução épica com camadas pesadas de sintetizador, além de vocais cuja técnica ecoa como se estivesse caindo em um abismo. Guitarras em distorções mais pesadas adornam os arranjos enquanto a complexa melodia musical toma forma. Em linhas gerais, esse lançamento do norueguês alimenta uma geração de pessoas que não se rendem à banalização da cena musical atual.
Ouça “habits of a complex mind” pelo Spotify:
Saiba mais em: