É muito interessante como alguns artistas conseguem sair do lugar comum mesmo apostando em fórmulas bem exploradas. Não é proibido fazer mais do mesmo, muito pelo contrário, o que é bem feito não precisa reinventar a roda. Mas, o talento de inovar dentro de algo que parece saturado é a expressão de uma grande sacada.
O artista independente de hip hop, Xavior Black, é um destes e ele, por incrível que pareça, não reinventa a roda. Na verdade, ele pega diversas partes e transforma na sua própria roda e o resultado surpreende pela versatilidade, mas também pela fidelidade às raízes do estilo.
Isso fica evidente neste seu mais novo EP, “Meditations & Dreams”. Bem produzido e com um resultado final muito acima da média. O trabalho prima por trazer músicas onde o rap se une à poesia e à música erudita, soando ao mesmo tempo requintado e mundano, como a mescla pede.
O disco foi gravado no Insane Sounds, em Fort Lauderdale, na Flórida, e a mixagem e masterização ficou por conta de Marc Karmatz. O resultado é nítido, com organicidade e uma lapidação incrível, o que reflete na lindíssima capa, mesclando impressionismo e minimalismo, a cargo do artista Ricardo Carlin.
Com todo esse requinte em seu embalo, o disco não poderia conter faixas medianas. E isso está longe de acontecer. As três músicas presentes unem os requisitos mencionados, como rap, poesia e um ar erudito ao fundo, mas cada uma traz suas distinções, o que acaba deixando o trabalho ainda mais prazeroso.
Um cartão-de-visitas perfeito, a faixa de abertura “Meditations” já deixa isso bem claro, com seu começo oriental, para depois descambar para um piano magistral, acompanhado por um recital espetacular. Logo ela ganha corpo e se transforma num rap poderoso, onde os mais antigos irão sentir saudades dos melhores tempos do estilo.
Como tema, Xavior foi tão feliz quanto no contexto musical. Isso porque ele explora a reflexão, a busca pela paz interior, tudo com letras poéticas, que podem ser sentidas de diversas formas e por diversos ângulos. Como ele mesmo define, o EP levanta questões difíceis ao mesmo tempo em que estimula os ouvintes a refletir sobre suas próprias respostas.
O poderio de fogo de “Meditations & Dreams” fica exatamente nesse contexto, provando que o EP é um trabalho muito mais amplo do que parece ser, e pode representar muito bem o cenário geral do rap e hip-hop, além da boa música em si.
https://xaviorblack.bandcamp.com/album/meditations-dreams