Difícil não se comover com esse magnífico trabalho de faSade, um artista de Boston que se inspira em fatos atuais da sociedade. Não somente pela temática, seu mais novo trabalho traz contextos musicais cheios de sentimentos e o solta em formato de videoclipe, ou seja, o pacote completo para descrever um drama.
“Freedom to Carry (Is Not Free)” é uma música com diversas facetas que vão do jazz à música clássica e ganha um tempero pop que a deixa acessível. Sim, pode parecer absurdo, mas a habilidade de faSade em sua segunda composição é nítida e isso faz com que ele entre com o jogo ganho.
Em pouco mais de cinco minutos, o músico e compositor consegue ditar um ritmo quebrado pela bateria cheia de viradas, criar uma base dramática de piano e ainda inserir um sax que enfatiza esse drama e que, incrivelmente parece deixar tudo mais caótico. Tudo com vocais operísticos e sintetizadores bem discretos, mas que soam essenciais.
Comoção e indignação com a ameaça persistente e as consequências devastadoras da violência armada na América são os motes temáticos, e o clipe segue essa premissa, com uma produção e roteiro que acompanham a letra. Um trabalho belíssimo e completo.