Com seus lançamentos mais recentes (foram 3 singles e um EP) em 2024, além de prolífico, o sueco John Lidell tem mostrado um equilíbrio e coesão impressionantes. Ele também prova que evoluir mantendo sua identidade é possível, além de ter moldado e consolidado suas próprias características. Aqui não é diferente.
Seu mais novo single, “Near”, é uma das provas disso tudo e ele chega a um auge criativo impressionante. A música mantém o contexto indie rock do qual John, que praticamente faz tudo aqui, moldou seu estilo, mas tem outras referências que acabam colaborando para que ela seja a mais abrangente possível.
“Near” traz guitarras empoeiradas levemente distorcidas, que entregam riffs longos. O ouvinte mais esperto irá notar que ela é incrementada por um violão discreto e muito bem sacado. A boa dinâmica, mesmo diante de uma levada semi-cadencida, com um baixo marcante, dá um diferencial grande à canção.
Com a letra que fala sobre sentir algo na memória, mas não conseguir realmente identificar do que se trata, “Near” é uma canção suave para o seu contexto. O ouvinte mais atento ainda irá encontrar elementos de post-punk e pop rock alternativo, o que só aumenta a qualidade e versatilidade da composição.
https://open.spotify.com/artist/5UN9HgUyDUMwuVl21NeHsi?si=Cg4CShE5RgGdKPt2X1MIqQ