Obras literárias são muitas vezes o ideal para se transformar em outras linguagens artísticas, seja no cinema, no teatro, dança e também na música. E aqui temos mais um trabalho que foca nesse viés, dessa vez se inspirando no clássico livro “1984”, de George Orwell, lançado originalmente em 1949.
Trata-se deste EP “Dystopian World”, de Peter Xifaras, compositor, guitarrista e produtor de Charlestown, nos Estados Unidos, que pegou sua visão do livro de Orwell e traçou um parâmetro aos tempos atuais. Segundo o artista, vivemos em um estado distópico em nosso mundo atual, por meio de tecnologia de vigilância, supressão da liberdade de expressão, manipulação de informações, censura, redefinição da linguagem, erosão da privacidade, propaganda, individualidade, pensamento de grupo e o valor da verdade.
Fato é que ele entrega nas sete faixas deste trabalho espetacular, uma música clássica moderna e requintada, que se encaixaria perfeitamente a qualquer produção sci-fi da atualidade, mas também de outros tempos.
Ao lado de Vladimir Martinka e da Orquestra Sinfônica da Chequia, ele entrega músicas pomposas, com contextos muito bem desenvolvidos, trabalho de cordas primoroso, mas sem esquecer dos elementos percussivos que ajudam a dar intensidade ao disco. Sem dúvidas, o mais bacana disso tudo é aproximar o público geral à música erudita. Todas as músicas podem ser conferidas no Youtube em vídeos 4k.
https://www.youtube.com/watch?v=ppbh3q2VGQQ&list=PLQ6oDZYc30h8UI5SCz5XEevEeLC0WjEkM
https://www.facebook.com/PeterXifarasMusic
https://twitter.com/PeterXifaras
https://open.spotify.com/artist/5V5k0kd0tU86LOXrjb0YY0