IQ The Prodigy mostra o lado bom da IA em novo álbum

Todo mundo sabe que a inteligência artificial é a fermenta tecnológica em voga atualmente em todos os sentidos. Sim, porque hoje em dia, a conhecida aqui como IA é discutida, investigada, pauta, política, enfim, está no esporte, na sociedade, nas artes, nas notícias e em tudo mais que a gente puder imaginar.

E, como toda ferramenta tecnológica disponível aos humanos, trata-se de algo que veio para o bem, mas tem sido constantemente utilizada para o mal. Fake News, textos falsos, edições de imagens caluniosas, enfim, mais um pretexto para o lado negativo do instinto humano. Mas, se bem utilizada pode gerar bons frutos.

Caso duvide do final do parágrafo anterior, temos aqui um grande exemplo de como a IA pode ser bem utilizada. Afinal de contas, além de tema é uma das ferramentas usadas pelo produtor e artista IQ The Prodigy. Ele usufruiu e falou dos recursos em seu mais novo álbum, que acaba de sair do forno.

Trata-se de “AI vs IQ”, um trabalho que tem como tema central a intersecção entre a inteligência artificial e o intelecto humano. Além disso, no disco, para sua instrumentação, IQ utilizou um programa de batidas chamado SoundRaw, que é um recurso já gerado pela IA. E as 10 canções trazem títulos inspirados em termos dos domínios da IA ​​e da tecnologia, refletindo essa coesão temática que permeia todo o álbum.

Mas, se o leitor (futuro ouvinte) imagina algo fora do comum ou muito artificial, se engana. Estamos diante de um trabalho que traz muito do hip-hop, principalmente com foco no rap e trap, além de leves toques de R&B e um tempero pop que deixa tudo mais abrangente.

Um dos grandes exemplos disso são as faixas em sequência “Art Official” e “Regenerate”, que traz uma batida cativante dentro do estilo, além de soar até bem mais tradicional que muitas coisas que ouvimos de rap/trap por aí.

Claro que o trabalho não se resume a essas únicas canções, inclusive o ‘tracklist’ é bem equilibrado, sendo que nenhuma canção se sobrepõe muito a outra, muito menos ficam abaixo. Porém, há algumas que chamam mais atenção.

Além das mencionadas, ouça a emocionante “Chat TBP”, o rap diferenciado de batidas cativantes “Voice Recognition”, além do pop cheio de grave de “Algorithm”, uma das composições mais bacanas do disco. No mais, fica aqui, mais uma vez, a prova que um recurso tecnológico bem utilizado gera frutos excelentes!

https://iamiqtheprodigy.bandcamp.com/album/ai-vs-iq

https://www.tiktok.com/@iamiqtheprodigy?_t=8o7gnNUel9r&_r=1

https://www.instagram.com/iamiqtheprodigy?igsh=ZXkxbXo2Z21tY2Zu

https://youtube.com/@iamiqtheprodigy?si=wAOW12SE4_dKbMbO

https://twitter.com/iamiqtheprodigy?t=_rOfNyvrYSP8m3MwPhZkcQ&s=09

Digite o que você está procurando!