O novo single de John McDonough chamado “Point Me East” tem uma interessante história por trás de sua composição: Ela relata o ponto de vista de Husky Clipper, uma canoa que foi utilizada para vencer o ouro nas olimpíadas de 1936. Ele se utiliza dessa fonte de inspiração e com esse background vitorioso para trazer uma bela e emocionante canção.
A melodia é profunda e tocante, focada no violão em um som acústico que marca o folk music característico enquanto os outros instrumentos, como o violino, entram para intensificar a emoção da sonoridade e deixá-la ainda mais profunda sendo a base perfeita para a letra.
O folk é um estilo que tem como principal característica a narração de histórias e as fontes de inspiração podem ser infinitas como o single de John nos mostra muito bem. Nessa letra, ele fala sobre como o personagem, que no caso é o Husky Clipper, se sente após todos esses anos que passaram, já que depois de sua vitória, ele é mantido exposto para que muitos o vejam, mas nunca mais pode tocar a água novamente. Essa história pode trazer a interpretação de termos vivido nossos momentos de glória ou as experiências da vida, mas chegamos a um ponto em que tudo vira apenas uma distante lembrança e o que nos resta é a saudade.