Depois de quatro singles lançados nas plataformas de streaming, o cantor DogDad lança o seu primeiro álbum completo intitulado “Swan Dive Pity Party”. O disco que contém sete canções, foi introduzido nas pistas digitais pelo seu próprio selo DogDad Records. Imerso em vários climas, o repertório pode aparecer com músicas melódicas, assim como raivosas. “Eu coloquei muitos dos meus sentimentos mais extremos neste disco”, declara DogDad. Para que ninguém fique desavisado, existe no álbum muita rispidez nas partes raivosas. “Espero que em algum lugar entre os ganchos errantes e os gritos desesperados, isso faça você sentir algo”, deseja o músico.
De acordo com músicas como “Hands on a Hardbody”, canção que abre o álbum, as influências do artista vagueiam pela new wave, post-punk e alguma coisa de grunge. A melodia está mais inserida em canções como “Dewar’s Good Time”, mas só em algumas partes já que a gritaria aqui corre solta também. Porém, os acordes e o solo suave promovem o contraste necessário a uma boa condução harmônica. Em outras como “Know Me Better”, a pegada pop é mais evidente, mas a sujeira nas distorções de guitarra faz a música ir de Bruno Mars a Foo Fighters em um piscar de olhos.
E por falar em Foo Fighters, a semelhança entre “Hospice” e a banda de Dave Grohl é tão grande que parece ser uma autoria do próprio ex-Nirvana. Mas não conte com isso, aqui todas as músicas são de GogDad, e quer saber de um diferencial? Aqui a gostosa levada punk rock da bateria é um show a parte. Já em “The Orchard”, as passagens melódicas correm paralelamente a vocais mais guturais, provando que as técnicas de canto do vocalista podem subir mais degraus. O mais interessante é que, em todas as execuções, as notas musicais seguem um fluxo perfeitamente desembaraçado.
Esse caminho, que leva o som a uma direção mais solta, sem se tornar uma audição burocrática, enriquece o álbum com mais musicalidade e menos complexidade. A constatação está em canções como “Ouroboros”, que possui acordes suaves, pequena condução da guitarra e um andamento cadenciado proporcional à toda melodia. E a faixa título, que é a que encerra o disco, também tem recursos simples, mas com uma pitada a mais de peso. No entanto, “Swan Dive Pity Party” também possui estrutura mais comercial em sua segunda parte. Aqui, o ríspido e o manso convivem pacificamente. Em resumo, este lançamento de DogDad é uma obra sensacional.
Ouça “Swan Dive Pity Party” no Spotify:
Para saber mais sobre DogDad, siga-o no Instagram: