Jim Klein e Ian Jamison fazem uma parceira desde 2018. Situados no Colorado e Arizona, eles se destacam por apresentarem uma música clássica que foge um pouco do comum, ganha um ar mais popular, sem perder sua excentricidade e sofisticação. Sempre mantendo isso de uma forma bem natural.
“Klein and Jamison Sonatas for Alto Saxophone and Piano” é um disco que vem sendo trabalhado a algum tempo, depois que a dupla passou por diversos projetos e processos, o que deve ter colaborado para sua condensação, já que vemos um entrosamento muito mais que comum entre eles dois.
Apesar do nome, o disco traz mais que um dueto entre saxofone e piano, tendo colaboração também de Andrew Dahlke e Juhyun Lee, o que o deixa ainda mais variado e rico nos arranjos, que são impressionantes. Logo, além de nos despertar reflexão, “Klein and Jamison Sonatas for Alto Saxophone and Piano” é um trabalho extremamente prazeroso de se ouvir.
Estamos diante de um disco com música instrumental, logo atrair atenção de um público leigo é uma tarefa mais do que difícil, porém a dupla consegue isso e ainda agrega ao repertório de quem o ouve. E, o melhor de tudo, a cada audição, o álbum nos revela mais detalhes.
E “Klein and Jamison Sonatas for Alto Saxophone and Piano” ainda pode ser considerado um trabalho perfeito para um som ambiente que só traz auras boas. No entanto, são músicas que só agradam e acrescentam, sempre muito bem tocadas e desenvolvidas.
Como é de costume em música clássica, o disco traz seis composições que são atos. Todas carregam a alcunha de “Sonatas for Alto Saxophone and Piano”, mas com um adendo, pra diferenciar o nome de cada uma delas, indicando como se fosse uma peça.
A que a abre o trabalho é “Sonatas for Alto Saxophone and Piano nº 2: I. Primavera”. É ela a responsável por nos situar no disco, e deixar claro que o piano vai servir de base e cama durante todos os pouco mais de 34 minutos do álbum, enquanto um sax, muitas vezes em dueto com o clarinete, faz o papel de conduzir a melodia. É uma bela composição, branda e objetiva, com sentimentos diversos, mas que poderia ser facilmente trilha de um filme de época.
“Sonatas for Alto Saxophone and Piano nº 2: II. Misteria” tem um ar mais introspectivo e sombrio, com um piano mais melancólico e a melodia, carregando certo drama. Enquanto isso, “Sonatas for Alto Saxophone and Piano nº 2: III. Vienta”, é uma faixa mais intensa e que ganha em dinâmica, mostrando ainda mais habilidade dos músicos. Com mais de 7 minutos, ela muda pouco de andamento, mas soa tão criativa que passa longe de ser maçante.
“Sonatas for Alto Saxophone and Piano nº 1: I. My Calf” é onde nossa expectativa é atendida. Isso porque ao ouvir as faixas anteriores, somos instigados a ver uma incrementação maior do piano e isso acontece nesta faixa. Com uma execução primorosa, o instrumento de teclas mostra que pode ser ainda mais versátil nesta música, onde a dupla traz um tom dramático e eufórico devolta ao repertório.
“Sonatas for Alto Saxophone and Piano nº 1: II. Tranquilo”, como o leitor (ouvinte) pode perceber, tem um nome que faz jus ao seu contexto musical. Isso porque estamos diante de uma composição branda, talvez a mais branda do disco, onde o piano é quase discreto e a condução de melodia do sopro bem devagar. Até ela mudar de ritmo e ganhar em intensidade, virando uma composição quase que dançante. Belíssimo contraste que a dupla criou.
Já em “Sonatas for Alto Saxophone and Piano nº 1: III. Fugato”, Jim Klein e Ian Jamison parecem nos levar para o lado do barroco, sem perder sua condição de clássico atual, sempre revelando uma sonoridade soberba e magistral, muito bem estruturada, além de sucinta. O mais legal é ver o quanto a faixa é empenhada a ser um ‘grand-finale’ digno do álbum, o que realmente acontece.
O resultado final agrada e muito, mas há alguns fatores preponderantes em “Klein and Jamison Sonatas for Alto Saxophone and Piano” que devem ser ressaltados. O primeiro deles é o fato de a dupla conseguir dar mais acessibilidade à música clássica, mesmo que essa não tenha sido a intenção.
O outro fator preponderante fica por conta do disco ser homogêneo e manter um equilíbrio impressionante, do seu começo ao seu fim, inclusive na produção geral. Ou seja, o trabalho transborda qualidade do seu começo ao fim.
“Klein and Jamison Sonatas for Alto Saxophone and Piano” foi um trabalho minuciosamente produzido e detalhadamente executado e consegue atingir o objetivo da dupla Jim Klein e Ian Jamison, que é mesmo não fazendo música comercial, atingir um público maior. Se depender do álbum, isso pode acontecer o mais rápido que se imagina.
https://www.facebook.com/jkleingallery
https://twitter.com/jkleingallery
https://open.spotify.com/artist/2rBQKu8y0AItogS5JfdZRP?si=7F6WiXM1SIy2C2yFrUDs2A